COMDEMA ITINERANTE REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO

No dia 30 de agosto, às 15h30, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou a primeira reunião do Projeto Itinerante no espaço público localizado no Lago do Sol, popularmente conhecido por “lagoinha da Cohab” de Rubineia.

O COMDEMA é um dos mecanismos usados para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos em um município. Ele promove o exercício da democracia, educação para a cidadania, convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes, entre outros.

Aproximar o COMDEMA da sociedade civil não organizada é um dos desafios atuais. A população necessita conhecer o COMDEMA, saber qual sua função, provocar discussões sobre temas relevantes e ser mais participativa.

O Conselho é, por excelência, um fórum de diálogos e de construção de conhecimento sobre o meio ambiente local. É também um espaço mais adequado para administrar conflitos, propor acordos e construir uma gestão ambiental que esteja em consonância com os interesses econômicos e sociais locais.

Como forma de aproximar o COMDEMA da população, divulga-lo e incentivar a participação popular no Conselho, foi proposto e aplicado o projeto “COMDEMA ITINERANTE”, cuja proposta é realizar reuniões ordinárias e extraordinárias do COMDEMA em diferentes locais do município, visando aproximar o Conselho da população e incentivar a participação popular.

A cidade de Rubineia é pequena e possui apenas cerca de 3.170 habitantes. Por isso, destacamos que as próximas reuniões acontecerão, em locais diferentes, pois assim, esperamos contar com sua população frequentadora, por exemplo: em outubro a reunião poderá ser realizada na Feirinha do Produtor Rural e Artesãos do município, pretendemos assim, trazer os pequenos proprietários agrícolas e artesãos expositores do município para serem ouvidos e também propagar o trabalho do COMDEMA.