Começamos hoje a Semana Nacional do Meio Ambiente abordando o tema Lixo.

Administração de Rubineia faz campanha de conscientização para Coleta de Resíduos no município

Iniciando a Semana Nacional de Meio Ambiente, a administração de Rubineia através do Departamento de Meio Ambiente trás no primeiro dia o tema: Percepção e Consciência Ambiental sobre Resíduos Sólidos (REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR).

Pensar e agir de forma sustentável significa utilizar os recursos disponíveis hoje sem comprometer a vida das futuras gerações, promovendo consequentemente o equilíbrio entre fatores econômicos, financeiros, sociais e ambientais. Os 3R’s partem do princípio de:

• Reduzir – significa reduzir propriamente o consumo para evitar desperdício com gastos de água e energia.
  • Reutilizar – caracteriza-se em ampliar a vida útil dos produtos, reutilizando-os quantas e quantas vezes puder ser aproveitado. Diminui-se assim, a extração da matéria prima para produção na indústria.
  • Reciclar – consiste em aproveitar os produtos para a confecção de outros produtos, a técnica diminui a pressão sobre os resíduos sólidos e aumenta o emprego, seja de maneira formal ou informal.

De acordo com a Diretora de Meio Ambiente Regiane Faustino o município conta com o trabalho de catadores autônomos, que fazem a coleta bairro a bairro, porém muitos materiais acabam se perdendo e indo para o aterro misturado aos resíduos sólidos, porque os moradores não têm separado da forma adequada”, explica.

“Pedimos que os munícipes se conscientizem sobre a importância e necessidade de separar o material que pode ser reciclado e colocado a disposição para os catadores, pois com a contribuição dos moradores, fazendo a separação de forma correta, a quantidade de toneladas enviada para o aterro será menor, trazendo mais benefícios para os catadores e também para o meio ambiente”, comenta a Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Interlocutora do Programa Município Verde Azul Regiane Faustino.

Para ser separado de forma correta é preciso levar em consideração que se trata de lixo reciclável o papel, papelão, vidro, alguns tipos de plástico e alumínios, já o lixo orgânico é aquele que sobra de restos de alimentos e o lixo considerado rejeito é o lixo do banheiro, material com gordura ou sujo, fralda, entre outros.

De acordo com o prefeito de Rubineia Osvaldo Lugato Filho, o lixo recolhido hoje em Rubineia e Distrito custa para o município cerca de R$24 mil/mês e em média é gerado 60/65 toneladas de lixo por mês. Precisamos reduzir esses números para o bem do nosso planeta.“Nós estamos fazendo a nossa parte e o que precisamos agora é que os moradores ajudem fazendo a separação correta”, esclareceu o prefeito.

Serão entregues informativos na entrada do município para conscientizar a população sobre a importância de realizar o descarte de forma correta e nos dias corretos de acordo com o cronograma de Limpeza Municipal para que assim nossa cidade fique sempre limpa.

Além desta ação, o Departamento de Serviços e Limpeza Urbana em parceria com Departamento de Meio Ambiente, Saúde e Turismo lançam a Campanha “MEU BAIRRO LIMPO” tornando um arrastão de limpeza durante uma semana inteira, desta forma a população poderá colocar em frente suas residências: móveis quebrados, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, entre outros. NÃO será recolhido restos de construção civil e galhos de arvores provenientes das podas.

Esta ação é importante para que todos os moradores realizem uma organização em suas residências e coloque para fora aquilo que não utilizará mais.