GOVERNO MUNICIPAL REALIZA ACEIROS PARA PRESERVAR APPs EM ÁREAS VULNERÁVEIS A INCENDIOS

No que tange a temática qualidade do ar, de acordo com especialistas as condições respiratórias estão ligadas diretamente as condições climáticas; a ausência de chuvas aumenta o acúmulo dessas partículas, advindas, sobretudo, de queimadas e do processo de queima de combustíveis.  Quando temos esse tipo de qualidade ruim pessoas com problemas respiratórios e crianças já começam a sentir muito mais o peso dessa qualidade do ar. A população começa a sentir pesado o ar, a garganta seca, ardura nos olhos por conta dessa concentração de poluentes.

É comum a ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais pelo uso indiscriminado do fogo. As queimadas causam sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

Considerando o grande aumento dos focos de calor do município, e considerando ainda a ocorrência frequente em determinados pontos, as equipes dos Departamentos de Serviços Urbanos, Defesa Civil e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Rubineia realizaram visita in loco, com o objetivo de verificar as áreas para realização de aceiros com o objetivo de evitar queimadas e até mesmo a propagação nas áreas de Área de Preservação Permanente – APP.

No dia mês de julho após o levantamento dos locais, a equipe de funcionários do almoxarifado se deslocaram para as proximidades da Praia do Ipanema e Loteamento Paraiso das Aguas para execução de aceiros a fim de preservar as áreas de APP que ficam próxima ao local de lazer do município.