PREFEITURA DE RUBINEIA PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE ESGOTO

A Prefeitura Municipal de Rubineia, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, realiza durante toda semana, ações de conscientização em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, e nesta sexta-feira (04/06), a campanha é sobre a importância do tratamento de esgoto.

A água encontrada no meio ambiente é um bem extremamente precioso e presente no cotidiano de cada cidadão. Afinal, lavar as mãos, tomar banho, lavar a louça e as roupas e usar a descarga do vaso sanitário são ações que fazem parte do nosso dia a dia. Toda a água que é eliminada nesse uso é chamada de esgoto.

Nesse contexto, o saneamento básico, especialmente as estações de tratamento de esgoto, são fundamentais para garantir que essas águas retornem para a natureza despoluídas, contribuindo com a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a melhora da qualidade de vida da comunidade.

É importante que a população colabore com todo o processo.  Para tanto, alguns cuidados podem ser adotados a fim de evitar problemas com os sistemas de esgoto, como:

• sempre deixar a caixa de gordura perto da pia da cozinha, uma vez que se houver acúmulo de gordura será mais simples limpá-la e desentupir o cano;
  • investir em sistemas com sifão, visto que essas peças retêm a sujeira;
  • evitar jogar restos de alimentos e de qualquer outro detrito em vasos sanitários, pias e ralos;
  • evitar o descarte de lixo, como papéis, plásticos, cigarros, fraldas, absorventes, ou de qualquer outro objeto nos vasos sanitários, pias e ralos;
  • descartar o óleo de cozinha separadamente e não em pias e ralos;
  • observar se toda a casa está corretamente interligada à rede de esgoto.

#SemanadoMeioAmbiente

#TratamentodeEsgoto