RUBINEIA REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA QUEIMADAS

A Prefeitura de Rubineia, por meio do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a Defesa Civil do município está realizando neste mês de junho uma campanha para conscientização e informações sobre queimadas.

Entre os meses de junho a outubro é ativada a fase vermelha da Operação e as ações de combate ao fogo e de fiscalização são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham destaque.

A iniciativa é uma forma de chamar a atenção da população sobre os perigos dessa prática, tanto ambientais quanto para a saúde das pessoas, evitando as ocorrências neste que é um dos períodos mais secos do ano.

Para efetivar a campanha, no dia 15 de junho foram espalhadas faixas em 4 pontos do município: Avenida Guimarães Rosa (SABESP), Entrada do Loteamento Lagoa da Garça II, Parque Lago do Sol e Distrito de Esmeralda, além das faixas no dia de hoje 24 de junho também foram instalados cartazes nos comércios do municipio, ambas ações com o objetivo de alertar a população sobre o assunto.

Para o coordenador da Defesa Civil de Rubineia, Evandro Rogério Santos, o índice de queimada é alto. “Infelizmente, as pessoas ainda tem o hábito de queimar sobras de capina e podas de plantas, perdendo o controle e causando grandes incêndios”, explicou.

Em Rubineia, as queimadas são proibidas pela lei municipal nº 059, de 01 de outubro de 2009. Constituem infrações na seguinte lei: utilizar o fogo como método facilitador da capina e limpeza de qualquer área; provocar incêndios em mata ou áreas de preservação permanente; causar poluição atmosférica pela queima ao ar livre de plásticos, madeira, lixo doméstico entre outros. Todas essas infrações são passíveis de punição por multa.

Estes eventos prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população.

Não seja causador de um incêndio!

Denuncie essa prática.